quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Limpeza da caixa de água - água no pilotis

Nossos moradores perceberam muita água no pilotis do lado esquerdo de quem entra no condomínio.


Excesso de água no piso do pilotis.

Água no pilotis. Seta branca indica posição do tubo de alerta de extravasamento do reservatório.

Detalhe do tubo que avisa que o reservatório irá extravasar.

Além do desconforto, tivemos um pequeno acidente. Uma criança escorregou no piso molhado.

Por isso alertamos nossos funcionários que quando da limpeza das caixas de água na cobertura, apesar do inevitável extravasamento de água no pilotis (o tubo funciona como alerta de enchimento máximo do reservatório e durante a limpeza isso é maximizado), será efetuada obrigatória remoção da água excedente e prévios avisos, se necessários, aos moradores.

Limpeza das cisternas e caixas de água

Ontem nosso funcionário fez a limpeza da segunda caixa de água na cobertura do prédio.

Na foto abaixo eu explico alguns itens das caixas de água.

Interior da segunda caixa de água na cobertura do prédio.
Reparem que nas paredes do reservatório existem marcas normais do uso da água. Uma primeira parte que fica embaixo sempre fica reservada para necessidades do Corpo de Bombeiros Militares. A segunda parte, logo acima, é a verdadeira disponibilidade que temos do reservatório. Lembrando sempre que ainda existe mais água nas duas cisternas do subsolo.

Sedimentos retirados da segunda caixa de água (seta branca).
Observem a quantidade de areia que foi retirada da segunda caixa de água, mostrada pela seta branca na foto acima.

Essa areia é que está possibilitando a entrada de ar nas bombas do subsolo e consequentemente fazendo elas pararem de impulsionar a água pelos canos. Elas não deixam de funcionar (eletricamente), mas não empurram a água para cima por conta do ar que entra na canalização.

Enchimento normal das duas caixas de água na cobertura.

sábado, 26 de novembro de 2011

Assembleia no dia 13 de dezembro

Caros condôminos,

Já está afixado nos elevadores o edital para a assembleia do dia 13 de dezembro. Às 19h em primeira chamada e 19h30 em segunda chamada.

Discutiremos: algumas pendências com a construtora do prédio, entregaremos os controles eletrônicos de acesso ao condomínio (garagens), aprovação do regimento interno e principalmente traçaremos as prioridades para 2012.

Será a primeira reunião sob a nova gestão e gostaria que não fosse motivo de incômodo ou compromisso enfadonho, por isso seremos rigorosos no desenvolvimento dos debates e no cumprimento do horário. Não nos alongaremos por mais de 1h30.

Inclusive a ata será formalizada na hora.

Saudações a todos.

Contato com a Construtora WR

Ontem, dia 25, visitei o canteiro de obras da Construtora WR, defronte ao nosso condomínio.

O trabalho de chapisco da fachada deles já começou a repercutir na nossa fachada. Pequenos respingos.

Expliquei que já fora enviado um documento para a sede da empresa em outro estado. Também registre-se que, mesmo sem uma resposta formal, a construtora providenciou uma limpeza na fachada do nosso condomínio (ver post: http://condominioedfmontese.blogspot.com/2011/10/visita-de-estagiario-da-wr-engenharia.html).

Tentei falar com o engenheiro André, mas só conversei mais uma vez com o estagiário Iuri.

Ele me passou que a empresa fez novo revestimento da fachada com tela e aumentou os pontos de fixação da tela de modo a sofrer menos com os ventos. Os serviços de chapisco devem se desenvolver por mais dois meses, fora os demais de acabamento e fixação das pastilhas.

Montagem da tela (seta preta).

Cobertura quase completa da fachada.
O estagiário informou que as novas telas minimizarão os respingos (que de fato estão menores). Ele afastou a possibilidade de se executar limpezas quinzenais em virtude do custo das mesmas (por volta de R$ 2.000,00), mas não descartou sua execução sempre que necessário e espera-se inclusive quando do final destas obras específicas (que podem lançar dejetos).

Ainda aguardo um contato com o engenheiro.

Limpeza de uma das cisternas

A qualidade da água do bairro do Farol é boa, não fosse a grande quantidade de sedimentos ferrosos e argilosos. Uma verdadeira lama amarela se acumula no fundo das cisternas e parte dela segue para as caixas de água na cobertura e finalmente vão para as nossas torneiras. A decantação natural elimina a maior quantidade, mas fica tudo no fundo das cisternas.

Não cheguei a registrar o acúmulo na primeira cisterna. Nem sempre estou presente durante as atividades de limpeza, mas registrei o trabalho de nosso funcionário.

Acesso da primeira cisterna (a bomba portátil de fundo já está em funcionamento).
Para esvaziar completamente a cisterna é introduzida uma bomba de fundo ("sapinho") que suga boa parte da água remanescente que não sai com a bomba do prédio e com o que resta é feita a retirada, à mão, das sujidades que ficam no fundo.

A bomba "sapinho" está ilustrada na foto acima (amarela no fundo com uma mangueira branca saindo pela tampa da cisterna).

Interior da primeira cisterna.
Na foto acima se tem uma boa noção do tamanho interno da cisterna. Ela possui 5,70 m de comprimento e 3,56 de largura. A profundidade pode variar um pouco em função do braço da bóia, mas foi calculado em 1,24 m. Calculando, temos um volume total de aproximadamente 25.000 litros na primeira cisterna.

Limpeza da sala do gerador

Há muito tempo tínhamos a sala do gerador como um pequeno depósito de restos de construção e guarda de material de limpeza.

Sala do gerador (em azul). Todos os demais itens são objetos fora de uso.
Obviamente, para sanar qualquer possibilidade de trantornos por acúmulo de material fora de uso ou mera estocagem, fizemos a retirada de todo o material. Fica assim melhorada a ventilação do maquinário quando em funcionamento.

Quantidade de entulho que saiu da sala do gerador.
Neste entulho haviam 11 (onze) pranchas de madeira de construção em ótimas condições e que serão utilizadas para montar uma estante firme para acondicionar melhor os materiais de limpeza e outros, ou na sala do síndico, ou na sala do zelador.

Posteriormente postaremos aqui estas melhorias e utilização destes materiais.

Infiltração no pilotis (garagem 904)

Na manhã do dia 24 os funcionários da Produção Engenharia (Edmilson e Marcos) vieram ao condomínio para identificar a origem da infiltração no pilotis que gerava goteiras sobre as vagas dos apartamentos 903 e 904 no subsolo.

Localização das goteiras no subsolo.
Infiltração no teto do subsolo (seta preta).

Outro ponto de infiltração (setas).
Foi feita a troca do fundo de um ralo, conforme foto abaixo.

Troca do fundo de um ralo (parte branca nova).
Mas surpreendente mesmo foi a descoberta de um "cêpo" (taco de madeira que serve de marco durante a construção de uma alvenaria) entre a laje de concreto e a manta impermeabilizante do pilotis.

Localização da origem da infiltração (seta preta).
Funcionário descobrindo o taco de madeira encravado na alvenaria.
Posicionamento original da madeira.

Retirada do taco (setas brancas)
Segundo o funcionário, a manta asfáltica não cobria a madeira. Por isso a água passava pela cerâmica, infiltrava-se pela madeira, e finalmente entrava no concreto logo abaixo para pingar no subsolo.

O espaço vazio já foi tamponado com cimento, mas ainda aguardamos o próximo passo que é a nova impermeabilização do local com manta asfáltica. A Produção Engenharia ainda não deu notícias de quando finaliza este serviço, mas aguardamos para a próxima segunda-feira, dia 29.

Ainda bomba de água - 3

Desde a segunda-feira, dia 21 a empresa que faz a assistência técnica nas bombas de água do condomínio ficou de fornecer um diagnóstico a respeito do protetor de tensão (um pequeno disjuntor que fica na caixa de energia das bombas), mas até agora não deu resposta.

Neste meio tempo as bombas de água estão funcionando normalmente apenas com os protetores de corrente.

No entanto, ficou claro que existe alguma irregularidade na tensão de 380 Volts do prédio. Será requerida visita técnica, tanto do instalador do transformador (pela construtora do prédio), quanto da Eletrobrás.

Aproveitamos o período com a água baixa nas caixas de água para registrar fotograficamente as condições das instalações hidráulicas (fotos abaixo).



Como as caixas de água, localizadas na cobertura do edifício, estavam vazias, foi possível observar boa parte da estrutura de alvenaria e tomadas de água no fundo dos reservatórios (fotos acima).

No subsolo, as cisternas estavam cheias, pois a bomba de água sem funcionar pelo tempo necessário não elevava a água até a cobertura (fotos abaixo).





sábado, 19 de novembro de 2011

Ainda bomba de água - 2

Caros condôminos,

Hoje, dia 19, desloquei-me novamente para a empresa que está nos acompanhando no problema das bombas de água. Em conversação com o técnico, decidimos adiar uma conversa mais criteriosa com um técnico mais experiente da mesma empresa que só estará disponível na segunda-feira, dia 21.

Até então a bomba de água (funciona uma de cada vez e as duas estão em ordem) funcionará sem o protetor de tensão, mas está com seus dois protetores de corrente ligados.

A conversa será para saber a origem do problema: energia elétrica ruim (oscilação) do prédio ou fornecida pela Eletrobrás?

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Ainda a bomba de água

Caros condôminos,

Após o funcionamento irregular da bomba de água no dia 17, aventamos a possibilidade de acionar a assistência técnica e o fizemos. No entanto, na manhã do dia 18 a bomba parecia funcionar normalmente e assim cancelamos a visita técnica. Porém a água definitivamente acabou nas torneiras das unidades residenciais. Então renovamos o pedido de assistência e às 14h um técnico esteve presente nas bombas.

A princípio o diagnóstico é oscilação excessiva da energia elétrica de modo que o protetor de tensão está sendo muito solicitado e também variando seu funcionamento. Provavelmente com mais desligamentos que mantendo a bomba ligada pelo tempo necessário. A peça foi removida e levada para testes. A bomba foi religada normalmente e está abastecendo as caixas de água do edifício.

Amanhã, dia 19 devo buscar novamente o técnico para um parecer final.

Técnico Jean da Maceió Bombas fazendo o diagnóstico do problema nas bombas de água.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Defeito nas bombas d'água

Caros condôminos,

Mais uma vez as bombas de água pararam na noite deste último dia 16. Infelizmente teremos de passar a madrugada com baixo nível das caixas d'água, ou até sem água. Logo mais às 8h do dia 17 faremos contato com a empresa que presta serviço nesta área.

A primeira pane se deu por conta da instabilidade da rede elétrica. Para sanar, foi instalado um protetor de tensão e outro de corrente. As falhas de funcionamento continuaram ocorrendo, mas por conta da sensibilidade do protetor. Desta vez tanto eu quanto o porteiro Jackson detectamos um cheiro de fio queimado, dando a entender uma pane mais grave nos circuitos de proteção de corrente (pois o de tensão aparentemente estava funcionando com sua lâmpada acesa).

Esperaremos novo relatório do técnico e, se for o caso, a busca de uma solução mais definitiva para a variação da rede elétrica.

Segunda troca de extintores

Ontem, dia 16, foi feita nova troca de extintores de incêndio. São cinco dias úteis para a devolução pela RR Extintores.

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Salão de festas - sugestão de aquisição

Ao efetuar as compras dos últimos itens de limpeza para o condomínio na loja Armazém Alquimia, fui apresentado a um conjunto de "dispensers" para alguns materiais para guarnecer os banheiros do salão de festas.

A vantagem é a manutenção mais duradoura e barata. Nada que não possa ser suprido pelo usuário do salão.

O conjunto é composto por um porta sabão líquido (sob pressão libera uma porção de sabão líquido - não espuma!), um porta toalha de papel (mais higiênica que uma toalha de tecido) e um porta papel higiênico, cujo rolo é maior (mais econômico em comparação com o rolo pequeno de 30 metros).

Conjunto de dispensers para banheiros do salão de festas.

Segunda reunião com os funcionários

Na mesma data da primeira reunião, dia 10, ontem, efetuamos mais uma reunião com os funcionários. Ausente apenas o porteiro Jonathan Glauco, que irá casar-se no próximo dia 13, domingo, em Caruaru-PE.

Foram discutidos os seguintes pontos: a ausência do porteiro Jonathan, por conta da licença matrimônio a qual ele tem direito, o conserto de algumas fardas que foram manufaturadas com defeito pela cooperativa de costureiras de Fernão Velho, o curso de porteiro que o funcionário Elias irá frequentar no mês de dezembro, pagamento de serviços diversos prestados pelos funcionários, rotina de acendimento das lâmpadas do pilotis - para manter a eficiência das câmeras de filmagem e organização das futuras férias dos funcionários.

Dentre outras resoluções, foi decidido que os funcionários Jackson e João vão substituir o Jonathan durante o gozo de sua licença matrimônio e no próximo dia 16 acordou-se deles trazerem as fardas defeituosas para serem levadas à cooperativa.

Elevadores - Manutenção preventiva

Quando os moradores entrarem nos elevadores, atentem para um adesivo que está fixado no alto do batente da porta, por dentro do elevador. Ali estão anunciadas a data e o nome do técnico que efetuou a última manutenção do equipamento.

Adesivo informativo da manutenção preventiva.


Ontem, dia 10, foi o vencimento de mais uma mensalidade dos serviços de manutenção que o condomínio mantém com a ThyssenKrupp.

Troca dos extintores

O condomínio possui 31 (trinta e um) cilindros de extintores de incêndio. Sendo 10 de água, 20 de pó químico e um de CO2 (gás carbônico). Distribuídos ao longo das dependências do prédio. São dois por andar (um de pó e outro de água), um na sala de máquinas dos elevadores, dois no salão de festas e os demais no pilotis e subsolo.


Primeira remessa de extintores para atualizar.

Foi solicitada a revisão de todos eles à empresa RR Extintores e uma primeira remessa já foi retirada do prédio. Serão cinco dias úteis para cada uma das duas remessas. Assim, ao final de 10 dias esperamos estar com todos os extintores atualizados em suas cargas.