sábado, 16 de junho de 2012

Novo requerimento inusitado - hall de entrada

Mais um requerimento inusitado, desta vez no hall de entrada do condomínio, defronte aos elevadores, mais especificamente atrás da porta das escadas de incêndio.

Algum jovem morador deixou-nos um sinal de suas necessidades fisiológicas (veja foto abaixo).

"Requerimento" atrás da porta das escadas de incêndio.
 Não é difícil imaginar o que seja, principalmente pelo tamanho dos pezinhos deixados no local (fotos abaixo)!


Para casos desta natureza pedimos que utilizem o banheiro da portaria. Ele não é exclusivo do porteiro.

Vazamento de cano na vaga da unidade 902

Depois de algumas intervenções sem sucesso, a Produção Engenharia instalou mais uma alça de sustenção no cano de esgoto que passa sobre a garagem da unidade 902 para tentar sanar definitiviamente um pequeno vazamento.

Nova alça de sustenção adicionada (seta vermelha).

Detalhe do ponto que pingava no cano (seta vermelha).
Publicação anterior:
Vazamento sobre a garagem 902

Infiltração na sala do gerador - entupimento do esgoto

Deve-se pensar que por onde corre água o material que entra em contato e suas cavidades devem suportar a água. Ou seja, canos devem ser impermeáveis e as conexões (joelhos e luvas, p. ex.), incluindo as caixas de distribuição (geralmente de cimento e concreto), devem igualmente resistir à água.

Infelizmente descobrimos que as caixas de distribuição de esgoto e gordura, instaladas na calçada, defronte à rampa de acesso ao pilotis, possuem alguma fissura que comunica seu conteúdo com a sala do gerador e assim, quando do entupimento do ramal público do condomínio, tivemos transbordamento de água (contaminada) para dentro da sala do gerador.

Transbordamento de água para
dentro da sala do gerador.

Acima vê-se o cano de água pluvial e dois canos de esgoto e águas servidas
Abaixo deles os escorrimentos de água que transitaram por fora dos canos
a partir das caixas de esgoto e gordura localizados na calçada.
Como leigos supomos que os canos estão íntegros, uma vez que funcionam há mais de 18 meses sem apresentarem vazamentos, mas quando do transbordamento das caixas de esgoto e gordura, houve trânsito de água para dentro da sala do gerador e, mais uma vez, supomos que tenha sido por fora dos canos e pelo meio da alvenaria que separa as caixas da parede da sala do gerador.


Piso da sala do gerador.
 Todo o piso da sala do gerador acumulou água pois não há caimento para nenhuma direção ou mesmo um extravasor de emergência. Parte da fiação elétrica ficou submersa, mas como é um cabeamento sem emendas o isolamento estava garantido.

Teto da sala do gerador (fundo da rampa de acesso).
Ainda tivemos um "bônus". Detectamos uma rachadura no teto da sala do gerador por onde infiltra água da chuva (foto acima, com seta vermelha assinalando a infiltração).

Entupimento no ramal de esgoto do condomínio

Após a limpeza do sistema de drenagem, no dia 13, tivemos uma infeliz coincidêndia de no dia seguinte haver um entupimento no ramal público de esgoto do condomínio.

Infelizmente não pude acompanhar pessoalmente os serviços contratados pela nossa subsíndica. O porteiro Jackson percebeu o problema e nos informou para tomar as medidas necessárias.


O entupimento foi detectado no ramal público do prédio e por isso a Casal foi chamada, mas infelizmente já avisou que não poderia estar presente na mesma hora, nem no mesmo dia. Tivemos de acionar uma empresa privada para fazer a desobstrução. (No dia seguinte o caminhão da Casal apareceu, mas o problema já havia sido solucionado).

Limpeza das demais caixas de gordura e esgoto.
 Após a desobstrução no ramal a empresa também esgotou as demais caixas de esgoto e gordura.

Infelizmente, nas manobras do caminhão, houve trânsito sobre a tampa de passeio da caixa de incêndio e a tampa foi mais uma vez quebrada...

Tachões de alvenaria retirados para trânsito do caminhão.
Tampa da caixa de incêndio mais uma vez quebrada.
Hoje, dia 16, fizemos contato com a Souza & Macedo e já solicitamos uma nova para recebermos na próxima segunda-feira, dia 18.

Veja publicação anterior: Serviços na calçada - tampas

Ainda para a nossa infelicidade, a tampa quebrada não foi o único prejuízo. Tivemos uma infiltração na sala do gerador por causa da água acumulada nas caixas de esgoto e de gordura. Veja na próxima publicação.

Limpeza do sistema de drenagem no subsolo

No dia 13 de junho foi feita limpeza do sistema de drenagem no subsolo e das caixas das bombas de drenagem.

Retirada de sedimentos em cada ralo do subsolo.
Havia ralos em que se pode retirar até um balde de areia e sedimentos antigos. Aparentemente foi a primeira limpeza desta magnitude no sistema de drenagem.

Localização das caixas e bombas de drenagem (entre a rampa de acesso e o gerador).

Trabalho de limpeza manual com retirada dos sedimentos.



A primeira caixa recebe as águas dos ralos do subsolo e das águas pluviais que escorrem pela rampa de acesso (foto à esquerda, acima). Depois a água passa para a segunda caixa que deveria funcionar como uma retenção para material pesado (areia e detritos que afundem) e somente passar para a terceira caixa água e material que flutue (folhas, papel, etc.). Na foto acima, à direita, vê assinalado (seta vermelha) por onde a água passa diretamente para a caixa das bombas de drenagem, sem qualquer retenção de material pesado ou leve.

Passagem por onde a água penetra na caixa das bombas de drenagem.
Pelo acabamento precário da passagem imagina-se que faltou alguma coisa no serviço final da construção das caixas de drenagem. Verifique acima que não há cano de passagem, apenas um buraco. E numa terceira caixa, separada das demais, existe um cano que está solto na parede e que liga a segunda caixa a ela, mas não existe outra saída. A água fica estagnada (fotos abaixo).



Vista geral da caixa das bombas de drenagem. São separadas por uma parede suspensa.
A água deve chegar aqui sem material pesado (areia, p. ex.) nem material em suspensão (folhas, p. ex.)

Abaixo vê-se, em proximidade, as duas bombas depois de limpas. A limpeza nunca é 100% perfeita, até por causa da natureza do material que é bombeado, mas já dá para ver a cor das peças. Antes havia muito sedimento revestindo as superfícies dos canos.


Abaixo a chave, em forma de boia, que liga e desliga automaticamente as bombas. Quando o nível está alto, a boia deita e aciona a bomba para esvaziar a caixa de drenagem.


Vale lembrar que todo o material retirado (muita areia e lama) foi embalado e descartado em depósito apropriado localizado no bairro da Jatiúca (foto acima, à direita).

No dia seguinte, dia 14, tivemos um entupimento no sistema de esgoto do ramal público do condomínio. Fotos na próxima publicação.

terça-feira, 12 de junho de 2012

Salão (depois) da festa

O salão de festas é de uso comum e qualquer condômino pode solicitar seu uso. A destinação, além das festas, pode ser estendida para reuniões, aulas, encontros, ensaios, etc. Sempre, é claro, conservando a integridade do patrimônio. Mas, às vezes, nem tudo é perfeito!

Ao longo de todo o teto existem ganchos que foram instalados justamente para fixar enfeites no salão sem danificar a alvenaria, no entanto o decorador da última festa julgou necessário aplicar pregos no rodapé!

Localização de pregos no rodapé, lado direito do salão.

Detalhe da foto acima.

Localização de pregos no rodapé, lado esquerdo do salão.

Detalhe da foto acima.
Também se constatou a queda de alguns ganchos instalados. Nestes casos é preciso informar ao condomínio para se fazer a reposição. A próxima festa não pode ficar sem fixação adequada.

Desinstalação dos ganchos originais.

Detalhe da foto acima. Ausência dos ganchos originais.
A instalação elétrica é do tipo doméstica e pode não suportar os excessos físicos em sua estrutura como no caso do afundamento de uma das tomadas elétricas do salão (fotos abaixo).

Localização da caixa de energia (tomada elétrica).

Detalhe do afundamento da tomada elétrica.
Neste último caso, muito pouco pode ser feito pelo solicitante do salão. Manchas nas paredes ocorrerão uma hora ou outra pelo grande número de crianças, p. ex., que podem usar o salão de festas, mas a fixação de enfeites por meio de fitas adesivas ainda é condenável pois acelera esse processo de aderência de sujidades (fotos abaixo).



Como alerta, lembro que a pia é de aço inox e recebendo líquidos frios ou mesmo gelo em sua cuba, será produzida uma condensação na parte inferior. No momento a pia não possui móvel de madeira em sua parte inferior, mas havendo, poderia ser molhado por esta água. Então, cuidado ao descartar gelo nas pias de aço inox (fotos abaixo).

Localização da condensação de água.

Efeito da condensação de água (descarte de gelo dentro da cuba).
 Durante a vistoria verificamos uma rachadura na base da janela no cômodo onde fica a pia. Será uma demanda a ser atendida pela construtora.


Lembrem-se que o solicitante do salão é responsável por quaisquer danos no salão de festas, produzidos pelos usuários (convidados, parentes, etc.) ou prestadores de serviços (decoradores, garçons, etc.)

Conserto da botoeira de incêndio

No último dia 28 de maio, quando da lavagem no subsolo, nosso zelador inadvertidamente molhou três botoeiras de incêndio. O circuito impresso é delicado e tivemos que substituir uma delas. Uma outra ficou inoperante, mas precisávamos trocar mais uma. Embora a solução comum será a troca imediata por outra peça nova, insisti no conserto. E, no caso, o técnico fui eu mesmo!

Localização da peça defeituosa - fio rompido por oxidação (seta vermelha).

Embaixo a sequência do conserto. (1) identificação do ponto rompido; (2) limpeza da extremidade da peça; (3) substituição do contato elétrico - seta branca; (4) soldagem ao novo contato.




Também foi identificada uma solda rompida no contato elétrico da lâmpada LED (foto abaixo).

Solda rompida do LED e nova soldagem do resistor.

Soldagem refeita (pontos brilhantes).

Limpeza das novas soldagens (escovação).
 Ao final a placa foi recolocada em sua base e dentro do gabinete plástico da botoeira. Feita a instalação no local, voltou a funcionar normalmente.

Mesa de trabalho no apartamento do síndico!
(Seta vermelha localiza a placa a consertar).
Pode não parecer, mas ao lado do conserto em si, também foram utilizados equipamentos especiais para as fotografias, mas isso é um outro capítulo e para outro tipo de blog!