sábado, 26 de novembro de 2011

Limpeza de uma das cisternas

A qualidade da água do bairro do Farol é boa, não fosse a grande quantidade de sedimentos ferrosos e argilosos. Uma verdadeira lama amarela se acumula no fundo das cisternas e parte dela segue para as caixas de água na cobertura e finalmente vão para as nossas torneiras. A decantação natural elimina a maior quantidade, mas fica tudo no fundo das cisternas.

Não cheguei a registrar o acúmulo na primeira cisterna. Nem sempre estou presente durante as atividades de limpeza, mas registrei o trabalho de nosso funcionário.

Acesso da primeira cisterna (a bomba portátil de fundo já está em funcionamento).
Para esvaziar completamente a cisterna é introduzida uma bomba de fundo ("sapinho") que suga boa parte da água remanescente que não sai com a bomba do prédio e com o que resta é feita a retirada, à mão, das sujidades que ficam no fundo.

A bomba "sapinho" está ilustrada na foto acima (amarela no fundo com uma mangueira branca saindo pela tampa da cisterna).

Interior da primeira cisterna.
Na foto acima se tem uma boa noção do tamanho interno da cisterna. Ela possui 5,70 m de comprimento e 3,56 de largura. A profundidade pode variar um pouco em função do braço da bóia, mas foi calculado em 1,24 m. Calculando, temos um volume total de aproximadamente 25.000 litros na primeira cisterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário