A vistoria é parte dos procedimentos para adquirir o Certificado de Aprovação para o Sistema Preventivo de Segurança Contra Incêndio e Pânico.
No nosso caso ele é constituído de: hidrantes, iluminação de emergência, extintores, alarme, SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas - para-raios), bomba de incêndio, ancoragem de cabos, sinalização de saída de emergência e saída de emergência.
A vistoria pode gerar, como de fato gerou, uma notificação onde foram consignadas alguns ajustes para serem cumpridos:
Notificação nº 000182 decorrente da vistoria dos Bombeiros. |
b) placas de identificação do pavimento em material fotoluminescente. As que estão fixadas na escada de incêndio não são fotoluminescentes. Nos halls dos apartamentos nem existiam placas de identificação. Há menos de uma semana foram instaladas umas de alumínio, que deverão ser trocadas. A empresa RR Extintores foi acionada por email e telefonema para fazer uma visita técnica no condomínio.
c) a bomba de incêndio, mediante teste, não teve seu acionamento automático. Para este teste foi preciso desligar os elevadores, parte do fornecimento de energia elétrica para o edifício e fazer a abertura de uma mangueira de incêndio dentro das escadas de incêndio. A bomba não funcionou automaticamente. A empresa RR Extintores fará visita técnica.
Caixas dos hidrantes - na verdade não existe uma caixa propriamente, mas um vão onde são instalados os equipamentos de incêndio e acondicionada as mangueiras de incêndio. |
Setas brancas mostram os vãos criticados pelos vistoriadores. |
O documento foi protocolado hoje mesmo, conforme ilustração abaixo:
Informamos imediatamente a Produção Engenharia a respeito da vistoria dos Bombeiros. |