terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Vistoria dos Bombeiros

Hoje, dia 31 de janeiro, por volta das 10h30, o  2º Ten BM Pércia do Corpo de Bombeiros Militares, visitou o condomínio para vistoriar o prédio.

A vistoria é parte dos procedimentos para adquirir o Certificado de Aprovação para o Sistema Preventivo de Segurança Contra Incêndio e Pânico.

No nosso caso ele é constituído de: hidrantes, iluminação de emergência, extintores, alarme, SPDA (Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas - para-raios), bomba de incêndio, ancoragem de cabos, sinalização de saída de emergência e saída de emergência.

A vistoria pode gerar, como de fato gerou, uma notificação onde foram consignadas alguns ajustes para serem cumpridos:

Notificação nº 000182 decorrente da vistoria dos Bombeiros.
a) "providenciar para que o SPDA seja equalizado através do aterramento das instalações metálicas da coberta" - ou seja, duas antenas parabólicas das provedoras de TV por assinatura não estão aterradas. Teremos de acionar as empresas para que enviem técnicos para que façam o aterramento. Será uma simples conexão de fio com o sistema presente no local.

b) placas de identificação do pavimento em material fotoluminescente. As que estão fixadas na escada de incêndio não são fotoluminescentes. Nos halls dos apartamentos nem existiam placas de identificação. Há menos de uma semana foram instaladas umas de alumínio, que deverão ser trocadas. A empresa RR Extintores foi acionada por email e telefonema para fazer uma visita técnica no condomínio.

c) a bomba de incêndio, mediante teste, não teve seu acionamento automático. Para este teste foi preciso desligar os elevadores, parte do fornecimento de energia elétrica para o edifício e fazer a abertura de uma mangueira de incêndio dentro das escadas de incêndio. A bomba não funcionou automaticamente. A empresa RR Extintores fará visita técnica.

Consequência do teste da bomba de incêndio. Lançamos água pelas escadas de incêndio e terminou que  molhou os hallas do 7º e 8º pavimentos e subsolo. Nosso zelador provindenciou rápida limpeza. A seta preta indica um indesejável desnível  do piso em direção ao poço do elevador de serviço.
d) por último: "providenciar para que a caixa de hidrante seja fechada (não possua vão, seja uma caixa exclusiva de hidrante)". Neste caso as fotos abaixo serão ilustrativas.

Caixas dos hidrantes - na verdade não existe uma  caixa propriamente, mas um vão onde
são instalados os equipamentos de incêndio e acondicionada as mangueiras de incêndio.

Setas brancas mostram os vãos criticados pelos vistoriadores.
Neste último caso, como foi uma estrutura aprovada em vistoria anterior pelo mesmo Corpo de Bombeiros Militares e projeto original da construtora do edifício, tomamos por bem informar imediatamente a Produção Engenharia para esta providenciasse uma resposta fundamentada para a próxima visita técnica dos bombeiros.

O documento foi protocolado hoje mesmo, conforme ilustração abaixo:

Informamos imediatamente a Produção Engenharia a respeito da vistoria dos Bombeiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário