sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Bombas de água - funcionamento

O condomínio possui duas cisternas, dois reservatórios elevados e duas bombas de água.

Habitáculo das bombas e seu conjunto de "torneiras" (setas brancas)
Ultimamente, desde a última queima de uma das bombas, elas tem parado de funcionar. A explicação é a seguinte: uma das bombas queimou devido à instabilidade da rede elétrica fornecida pela Eletrobrás. Para evitar nova queima foi instalada uma proteção de tensão e de corrente. O conjunto de proteção situa-se ao lado do habitáculo das bombas (foto abaixo).

Caixa dos interruptores e circuitos de proteção das bombas (seta preta).
Todas as vezes que a rede elétrica varia há o desligamento automático das bombas (somente uma funciona por vez).

É preciso solicitar ao porteiro ou zelador para que reative o circuito. A maneira de fazer é a seguinte:

1) abre-se a caixa dos circuitos (usar uma chave de fenda larga) e identifica-se o protetor de tensão (seta preta na foto abaixo).

Localização do protetor de tensão (seta preta).

2) com uma chave de fenda pequena, ajusta-se a sensibilidade de religamento no parafuso mostrado na foto abaixo.

Localização do parafuso de ajuste (seta preta).
 3) gira-se no sentido horário - não haverá religamento da bomba - e depois retorna-se no sentido anti-horário. Em algum ponto haverá o religamento automático da bomba. Neste ponto para-se o ajuste.

Embora o técnico da instalação do circuito (Maceió Bombas) tenha afirmado que é possível voltar totalmente o parafuso no sentido anti-horário, eu tenho deixando a meio caminho para oferecer maior segurança às bombas.

Por fim, todo o conjunto de abastecimento, elevação e reservatórios de água são "dobrados" porque permitem limpar metade dele enquanto a outra metade funciona normalmente. Ao mesmo tempo que se um dos sistemas deixar de funcionar, ainda temos um segundo conjunto à disposição até o conserto do primeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário