quarta-feira, 30 de maio de 2012

Terça-feira, dia 29, no condomínio - 02

Antes mesmo da Souza & Macedo fazer a substituição da botoeira danificada no subsolo e também substituir o vidro furtado da botoeira do quinto andar, o funcionário Agnaldo, da Thyssenkrupp, já estava no poço do elevador fazendo o tão esperado "encurtamento do cabo de velocidade dos elevadores".

Agnaldo, da Thyssenkrupp, dentro do poço do elevador social.
(setas vermelhas indicam a roldana inferior do cabo de velocidade).
O funcionário foi muito prestativo em esclarecer todas as dúvidas dirigidas por mim. Explicou que o cabo de velocidade é um dispositivo mecânico que acusa quando o elevador excede sua velocidade normal, seja por excesso de peso, anomalias no funcionamento do motor ou mesmo, exagero dos exageros, no rompimento dos cabos principais.

A ideia é que, se o elevador excede sua velocidade de trânsito, a roldana ilustrada na foto acima, que precisa estar entre 15 a 25 cm do piso do poço, tende a descer e acionar um interruptor que aciona os freios da cabine (ilustrado abaixo).


Localização do cabo e da barra que transmite informação para os
freios do outro lado da cabine (vista da parte inferior da cabine).
Concluímos, em conversação informal, o quanto é seguro o funcionamento de um elevador moderno e debitando seus acidentes muito mais por má operação dos funcionário que por defeitos mecânicos.

Salientando que no mesmo dia agendamos um treinamento padrão para os nossos funcionários. Na próxima sexta-feira, dia 01, teremos a presença de outro funcionário da Thyssen que fará este treinamento (resgate de passageiro e orientações gerais).

Funcionário fazendo a medição do cabo para o piso do poço.
À direita, o ponto de fixação do dispositivo no trilho.

Ajustes no cabo de velocidade.
Logo após o serviço do Agnaldo, o funcionário James da Thyssen chegou no condomínio para fazer a manutenção mensal dos elevadores. Além de todos os itens, fez a lubrificação. Como o elevador incomoda bastante com os rangidos, fiz questão de encontrar o lubrificante que ele utiliza no meio de suas ferramentas! (foto abaixo).

Manutenção dos elevadores - lubrificante dos trilhos!

A "terça-feira, dia 29", continua no próximo post...

Um comentário:

  1. Ola, a Thyssen exige que eu execute o encurtamento do cabo dessa roldana do meu elevador, que esta a 14cm do solo. Com que distancia a sua se encontrava quando voce fez o serviço?

    ResponderExcluir