segunda-feira, 7 de maio de 2012

Visita técnica da Produção Engenharia - dia 05 de maio

No dia 03 de maio visitei a Produção Engenharia para reforçar as solicitações de visita técnica requeridas desde 29 de fevereiro. Valendo salientar que algumas das solicitações já estavam sendo repetidas.

No dia 05 de maio uma equipe de cinco funcionários visitou o condomínio e fez diversas intervenções:

Na unidade 803, nivelaram o piso do box do banheiro da suíte e iniciaram o nivelamento do piso da varanda (fotos abaixo).

Nivelamento do piso do box com sobreposição de peças cerâmicas.

Nivelamento do piso da varanda com substituição do piso.

Hoje, dia 07, a equipe retornou à unidade 803 para finalizar a varanda e iniciar o nivelamento do piso do box do banheiro social.

Na unidade 403 não foi possível intervir, pois o morador precisou se ausentar. Mas a causa da solicitação foi fotografada no dia anterior: uma infiltração no banheiro social (foto abaixo). Possívelmente a origem é no banheiro da unidade acima.

Infiltração no banheiro social da unidade 403.

Na unidade 604 há uma infiltração no quarto vizinho ao banheiro social, mas não foi possível detectar a fonte do problema por causa da ausência do morador da unidade acima. Esta tarefa ficou pendente.

Além destas três unidades (803, 403 e 604), foi detectada uma infiltração recente na unidade 304 (foto abaixo).

Infiltração no teto da cozinha da unidade 304.

Infiltração acima com gotejamento.

A origem do problema foi uma má vedação da tomada de água da máquina de lavar da unidade acima (foto abaixo).

Origem do problema: bujão inserido sem fita veda rosca.

Essa mesma má vedação fez minar água tanto na unidade 304, abaixo, quando na unidade 405, ao lado (foto abaixo).

Infiltração na sala de estar da unidade 405.

Tanto na unidade 404 quanto na unidade 405 a água chegou a se acumular sobre o piso, da cozinha e da sala de estar, respectivamente.

Concomitante às constatações de infiltrações junto aos condôminos, a equipe da Produção Engenharia também interviu no vazamento do cano de esgoto localizado sobre a garagem da unidade 902 (foto abaixo).

Vazamento do cano de esgoto sobre a garagem da unidade 902.

A trinca no piso da soleira do elevador social no segundo andar também foi consertada (foto abaixo).

Antiga trinca na soleira do elevador social no segundo andar.

Ainda falta detectar a origem da infiltração presente no quadro de energia da guarita (fotos abaixo).

Localização do quadro de energia na guarita.
(Seta aponta o aparecimento de água.)

Detalhe do escorrimento de água abaixo do quadro de energia.

Constatação de água dentro do quadro de energia da guarita.

Durante os trabalhos no sábado, o funcionário Edimilson foi solicitado a constatar um rebaixamento da tampa da caixa de águas pluviais localizada na calçada (fotos abaixo).

Localização da barra de ferro que suporta a esquadria da tampa

Segundo o funcionário, a tampa feita para a caixa de águas pluviais era menor que o necessário, então foi instalada uma barra de ferro para sustentar a esquadria da tampa. A solução não foi eficiente por conta do indevido engastamento da barra numa das extremidades (fotos abaixo).

Extremidade BEM engastada da barra de ferro (seta vermelha).

Extremidade MAL engastada da barra de ferro (seta vermelha). 

A esquadria da tampa sofreu um rebaixamento devido à barra estar solta na alvenaria da calçada. Também foi detectado restos de madeira sob a esquadria (ver na foto acima, à direita da barra e sob a esquadria).

Solicitei ainda, ao funcionário Edimilson, que opinasse a respeito de um eventual erro no manuseio da água que transita entre as cisternas e as caixas d'água. Salientei que embora pudesse haver um erro no manuseio da água (abertura e fechamento de válvulas) ou defeito do sistema (falha nas boias elétricas) jamais poderia haver trânsito de água pelo eletroduto que transporta fios elétricos às caixas d'água (boias elétricas) e ao quadro de energia dos elevadores. Atualmente esta conexão existe e foi descoberta na última limpeza das caixas d'água (vide detalhes no link abaixo).

Feriado do dia 21 - explicação dos elevadores parados
http://condominioedfmontese.blogspot.com.br/2012/04/feriado-do-dia-21-explicacao-dos.html

Insistimos que, mesmo que haja erro no manuseio da água ou defeito no sistema de desligamento das bombas (boias elétricas), não pode haver comunicação de água da caixa d'água para qualquer quadro de energia elétrica, notadamente o dos elevadores.

Foi esta a razão pela qual debati com o funcionário Edimilson no sentido de explicar o porquê de não haver um extravasor (cano "ladrão") robusto o suficiente para extrair a água excedente antes que ocorresse esse tipo de problema.

Um esquema dos canos foi detalhado no link abaixo:

Entenda os canos de água - telhado


http://condominioedfmontese.blogspot.com.br/2012/04/entenda-os-canos-de-agua-telhado.html

Por último, foi solicitado ao funcionário Edimilson, explicações a respeito da renovação da sinalização das garagens (tinta especial para ser aplicada sobre piso e cimento) e qual o pavimento ideal para tráfego de veículos sobre a calçada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário