sábado, 16 de junho de 2012

Infiltração na sala do gerador - entupimento do esgoto

Deve-se pensar que por onde corre água o material que entra em contato e suas cavidades devem suportar a água. Ou seja, canos devem ser impermeáveis e as conexões (joelhos e luvas, p. ex.), incluindo as caixas de distribuição (geralmente de cimento e concreto), devem igualmente resistir à água.

Infelizmente descobrimos que as caixas de distribuição de esgoto e gordura, instaladas na calçada, defronte à rampa de acesso ao pilotis, possuem alguma fissura que comunica seu conteúdo com a sala do gerador e assim, quando do entupimento do ramal público do condomínio, tivemos transbordamento de água (contaminada) para dentro da sala do gerador.

Transbordamento de água para
dentro da sala do gerador.

Acima vê-se o cano de água pluvial e dois canos de esgoto e águas servidas
Abaixo deles os escorrimentos de água que transitaram por fora dos canos
a partir das caixas de esgoto e gordura localizados na calçada.
Como leigos supomos que os canos estão íntegros, uma vez que funcionam há mais de 18 meses sem apresentarem vazamentos, mas quando do transbordamento das caixas de esgoto e gordura, houve trânsito de água para dentro da sala do gerador e, mais uma vez, supomos que tenha sido por fora dos canos e pelo meio da alvenaria que separa as caixas da parede da sala do gerador.


Piso da sala do gerador.
 Todo o piso da sala do gerador acumulou água pois não há caimento para nenhuma direção ou mesmo um extravasor de emergência. Parte da fiação elétrica ficou submersa, mas como é um cabeamento sem emendas o isolamento estava garantido.

Teto da sala do gerador (fundo da rampa de acesso).
Ainda tivemos um "bônus". Detectamos uma rachadura no teto da sala do gerador por onde infiltra água da chuva (foto acima, com seta vermelha assinalando a infiltração).

Nenhum comentário:

Postar um comentário